Abaixo, seguem QUATRO modelos de petições, um para cada caso:
Este é o modelo mais simples de petição a ser apresentada logo após a intimação do perito na Justiça Estadual e Federal. Note-se que este modelo não contém pedido de adiantamento de honorários de 50% (cinquenta por cento) do valor a ser depositado.
Na Justiça Estadual e Federal, é obrigatório apresentar proposta de honorários, junto com o currículo, comprovante de especialidade na área da perícia, endereços, telefones e, principalmente, e-mail, por onde receberá as intimações, caso o processo não seja eletrônico. Abaixo, segue modelo de petição neste sentido, onde não é feito um detalhamento do número de horas a serem trabalhadas em cada serviço. O perito deve medir a conveniência desta especificação, no momento da elaboração da petição.
Neste modelo de petição, são feitas referências a despesas, sem, no entanto, ser especificado o valor de cada despesa e o número de horas a serem trabalhadas em cada tarefa. Estas especificações poderão ser feitas ou não pelo perito, será de acordo com a conveniência. Se o valor dos honorários envolvidos for alto, pode ser interessante detalhar. Se o perito tem renome junto ao juiz, que normalmente aceita o que o primeiro pede, talvez não seja conveniente detalhar. Se o valor da discussão é baixo, resultando em honorários igualmente baixos, talvez não seja necessário detalhar.
Na Justiça Estadual e Federal, é obrigatório apresentar proposta de honorários junto com o currículo, comprovante de especialidade na área da perícia, endereços, telefones e, principalmente, e-mail, por meio do qual receberá as intimações, caso o processo não seja eletrônico. Abaixo, segue modelo de petição nesse sentido.
Neste caso, o perito entrega a petição, requerendo complementação de honorários para pagamento de despesas não previstas quando da proposta realizada antes de começar a perícia, junto com o processo e aguarda ser intimado sobrea a decisão do juiz, que pode ser positiva ou negativa.