Entrar
O que você está procurando?
Você está em:
Não será possível entregar o laudo pericial no prazo fixado – o que fazer?

Não será possível entregar o laudo pericial no prazo fixado – o que fazer?

Postado em: 12/06/2025
Atualizado em: 12/06/2025
Compartilhar:
Salvar post

O juiz geralmente estabelece um prazo para a entrega do laudo pericial no despacho em que ordena a perícia, que costuma ser de 30 dias, a partir do início da produção de prova (início de perícia). Nesse despacho, ele também pode: definir prazo para as partes apresentarem quesitos, perguntas par o perito responder no laudo, e assistentes técnicos, além de determinar como será feito o pagamento dos honorários do perito.

Embora a contagem de prazo de entrega do laudo, no Código de Processo Civil, não seja precisa em relação a dias úteis ou corridos, recomenda-se que o perito considere os dias corridos, exceto durante as férias forenses.

Se o perito se deparar com dificuldades para cumprir o prazo, como sobrecarga de trabalho ou atrasos, ele pode solicitar uma prorrogação. Esse pedido deve ser fundamentado e aceito pelo juiz, que pode conceder uma única prorrogação de até metade do prazo original.

É preferível que o perito busque entregar o laudo antes do tempo limite estabelecido.
.

CLIQUE AQUI para adquirir a masterclass O Indispensável Guia de Petições e ter acesso a modelo de petição com pedido de prorrogação de prazo de entrega de laudo entre outro modelos de petições que garantem o sucesso do profissional como perito judicial.

Leia também
Qual é o prazo para a entrega do laudo: dias úteis ou corridos?
O juiz fixa o prazo para o perito entregar o laudo, que começa a ser contado a partir do início da perícia. Os prazos do CPC Código de Processo Civil são em dias úteis. Em caso de ...
Mais lidas
Atendimento Online