O perito pode apresentar proposta de honorários especificando o número de horas a serem trabalhadas, indicando valores ou horas por tarefa, além de especificar eventuais despesas. O perito decidirá se irá detalhar ou não, dependendo do contexto. Além de fundamentar a proposta dizendo que o valor é proporcional ao Valor da Causa.
Honorários altos podem exigir mais clareza e primor na proposta, enquanto valores baixos podem não exigir detalhamento dos honorários ou maior fundamentação.
Na petição de proposta de honorários, o perito deve solicitar o e-mail dos assistentes técnicos para informá-los sobre o início da perícia, como assim determina o Código de Processo Civil – CPC, citando o artigo a que a solicitação se refere. Dessa forma, mostrando ao juiz e às partes que o perito é bem capacitado para a nomeação, naquela petição.
CLIQUE AQUI para adquirir a masterclass O Indispensável Guia de Petições e ter acesso ao modelo de petição de proposta de honorários completa requerendo: a fixação de honorários totais, depósito dos honorários totais nos autos antes de iniciar a perícia, e recebimento de adiantamento de honorários antes de começar a perícia, fundamentando que o valor é proporcional ao Valor da Causa, especificando todos os artigos do Código de Processo Civil – CPC envolvidos.