Entrar
O que você está procurando?
Você está em:
O que fazer se os quesitos não estão no processo no momento de fazer a proposta de honorários da perícia?

O que fazer se os quesitos não estão no processo no momento de fazer a proposta de honorários da perícia?

Postado em: 29/10/2025
Atualizado em: 29/10/2025
Compartilhar:
Salvar post

O cartório deve cumprir as determinações do juiz nos despachos dos processos, principalmente, intimar partes e peritos.

Embora o Código de Processo Civil - CPC trate com profundidade o tema perícia judicial, ele pode levar a erros administrativos na fase pericial.

O juiz determina, em despacho, que o perito apresente proposta de honorários em cinco dias e dá aos advogados um prazo de quinze dias para juntar quesitos nos autos para o perito responder no laudo. Se o cartório intimar todos ao mesmo tempo, o perito poderá não ter acesso aos quesitos, o que prejudica sua capacidade de calcular o tempo necessário para executar a perícia e, portanto, fundamentar os honorários.

Assim, é importante que o cartório evite essa falha para prevenir problemas futuros no processo. Mas o que fazer se os quesitos ainda não estiverem nos autos no momento em que o perito deverá apresentar sua petição com proposta de honorários?

Ele poderá fazer petição informando que ainda não correu o prazo de apresentação de quesitos pelas partes e que ainda estes não estão nos autos, desta forma, requerer a prorrogação da entrega da proposta de honorários ou que seja procedida nova intimação ao perito para apresentar proposta de honorários.

CLIQUE AQUI para adquirir a masterclass O Indispensável Guia de Petições e ter acesso a modelo de petição neste sentido e outros muito importantes que tratam do assunto honorários do perito.

Leia também
Pedido de complementação de honorários devido a quesitos apresentados depois da entrega da proposta
O perito tem um prazo de 5 dias para propor honorários após as partes apresentarem seus quesitos, que têm 15 dias para tanto.Caso o perito receba a proposta de honorários antes que...
Mais lidas
Atendimento Online